sábado, 1 de outubro de 2011


Enredo de A Megera Domada

      Um fidalgo que era acostumado a pregar peças nos outros encontra Cristóvão Sly, um homem adormecido pela embriaguez em um canto da cidade. Esse fidalgo leva Sly, o caldeiro, para o seu castelo, acomoda-o em seu melhor aposento e arranja- lhe uma esposa de mentira e o convence de que ele é um nobre. Ao acordar, ele acredita que é realmente um nobre e que estivera louco por quinze anos. Para diverti-lo e evitar que volte ao vício, resolvem encenar uma peça que tem por título "A Megera Domada". Na história, Batista Minola é um rico mercador da cidade de Pádua, e pai de duas filhas: Catarina, de gênio terrível, que recusa todos os homens, e Bianca, que é, ao contrário da irmã, cordata e mansa, cheia de pretendentes.

      Bianca tem muitos admiradores e candidatos, mas o velho pai está decidido somente a autorizar seu casamento quando Catarina encontrar também um noivo. Lucêncio, jovem estudante pisano, enamorado de Bianca, troca de roupas com seu empregado Trânio e se faz professor de línguas das filhas de Batista. Ortêncio, também apaixonado por Bianca, sente-se muito encorajado quando seu amigo Petrucchio, de Verona, homem tão temperamental quanto Catarina, chega à cidade para encontrar uma rica esposa, disposto a se casar com qualquer megera desde que tenha bom dote. Apesar de tudo o que ouve sobre Catarina, declara que lhe fará a corte. Ao ser cortejada, Catarina faz jus à sua fama, mostrando-se o mais antipática possível. E Petrucchio, à custa de muita astúcia, consegue realizar a façanha. 

      A trama gira em torno das diabruras que Petrucchio faz para amansar a fera Catarina que no decorrer da história vai realmente mudando sua postura e até dando conselhos para as outras mulheres.

2 comentários:

  1. Gostei muito do livro. Catarina era realmente TERRÍVEL! Ninguém imaginava que por trás de um leão feroz havia um cordeiro apaixonado (intertextualidade com Crepúsculo.. hahaha). A sinceridade e o amor são dádivas de poucos...

    ResponderExcluir
  2. Muito bom resumo, Léo. Esse livro de Shakespeare é uma de suas melhores comédias, e foi como Fernanda disse no comentário acima: por trás da personalidade arredia e rude de Catarina, existia apenas uma mulher a espera do verdadeiro amor.

    ResponderExcluir