sábado, 1 de outubro de 2011

Estudo da obra Dois irmãos de Milton Hatoun


Romance: Como ler?
Dois Irmãos- Milton Hatoum
Ação: Em Dois Irmãos, Milton Hatoum relata a vida de uma família libanesa vivendo as primeiras décadas do século XX em Manaus. A obra demonstra a ruína de uma família provocada, principalmente pelo ódio entre irmãos. O narrador é Nael, um homem que busca sua identidade, tentando descobrir qual dos dois irmãos é o seu pai. É uma obra que tem como foco principal a rivalidade entre os irmãos Omar e Yaqub.
Lugar: Os principais acontecimentos se dão em Manaus no Amazonas, destacando suas ruas, bares mencionando os rios Solimões e Negro, mas podem-se perceber no decorrer do romance, narrações de ruas e espaços paulistas, libaneses, entre outros.
Tempo: Notadamente o tempo é psicológico, a narração segue o fluxo da memória.
Personagens: Toda a trama se desenvolve em volta de três personagens principais: Omar, Yaqub e Nael. Entre os irmãos a rivalidade é quem os descreve, já Nael busca sua própria identidade.  Estes são personagens esféricas o restante são personagens planas.
Trama: É construída a partir do interior das personagens, de suas buscas, de suas personalidades.
Verossimilhança: É um Romance que se aproxima muito da realidade, principalmente porque traz para a obra a temática familiar e a rivalidade entre irmãos.
Ponto de vista: A obra é narrada por Nael, que também é personagem. Uma narração feita em primeira pessoa em que muitas das situações foram vividas pelo próprio autor. Há também a presença de outras vozes na narração, percebida através de relatos em que ele não vivenciou. O que confirma que ele não é um narrador onisciente.
Estilo de romance: É um romance aberto e polifônico. Não responde todas as perguntas do leitor e ainda se encerra com uma dúvida: quem é o pai de Nael? É uma obra que faz com que o leitor se interaja com as personagens tornando-o co-autor da obra.

3 comentários:

  1. Você soube analisar a obra muito bem, Leo... Parabéns! O livro ajuda muito, porque ele já foi cobrado no vestibular e é um livro muito tranquilo de ler...

    ResponderExcluir
  2. Muito bem construído o seu texto ^^
    A obra possui uma trama envolvente e que nos faz refletir bastante, principalmente sobre a dúvida maior que o autor nos deixa: quem é o pai do personagem Nael.

    ResponderExcluir
  3. Acho essa obra incrível, não só pelo fato de ser uma história envolvente do início ao fim mas também porque nos faz imaginar as cenas, as falas; nos deixando aquela imensa dúvida no final. Livro bom é aquele que te faz pensar e pensar.

    ResponderExcluir